A pressão emocional nos ambientes forenses, delegacias e unidades prisionais é intensa e constante, tanto para os profissionais polícias e operadores da lei, quanto para as vítimas e suspeitos. Para os servidores da justiça, lidar com situações traumáticas, crimes graves, frequentemente acompanhados de traumas e impactos psicológicos, exigem não apenas habilidades técnicas, mas também resistência emocional. Para as vítimas, esses ambientes são espaços de reviver traumas, exacerbando o sofrimento. Já para os suspeitos, a pressão da investigação pode resultar em sentimentos de angústia, fracasso e até injustiça.
Esses ambientes exigem não apenas capacitação técnica, mas também suporte psicológico para todos os envolvidos, visando preservar a saúde mental e garantir um processo justo e equilibrado. Portanto, os fardos mentais e espirituais que acompanham o exercício das funções policial e de operador da lei, requer uma qualifica assistência. A espiritualidade, na esfera terapêutica, objetiva criar um ambiente ecumênico e oferecer os instrumentos para que o indivíduo tenha a oportunidade e a liberdade necessária para procurar sua própria origem e responder de maneira adequada a sua própria dimensão espiritual.
Nesse sentido, através da espiritualidade, o indivíduo compreende a sua importância para o preenchimento do sentimento de vazio provocado pela profissão e ambiente forense.
É por isso que criamos a CAPOLBRAS, a primeira e única rede de capelania exclusiva para policiais e operadores da lei do Brasil, que presta assistência religiosa, socioespiritual, psicoteologia, social, terapêutica e humanitária. Somos um corporação de voluntários, na missão de proteger a vida e a dignidade, levando pacificação aos operadores de lei, familiares e população geral.
Com a atuação da CAPOLBRAS, o indivíduo é capaz de resgatar o sentido da vida, e se torna mais confiante para traçar objetivos e voltar a viver dignamente no seu meio social. O objetivo é promover um ambiente acolhedor, humanizado e acessível, oferecendo uma abordagem multidisciplinar e interpessoal de cuidado emocional e espiritual dentro das unidades operadoras das leis. Nossa abordagem se fundamenta na empatia, na escuta ativa e no acolhimento, proporcionando confiança, conforto e alívio às tensões de maneira natural e espontânea. Nossa missão é proteger a vida e a dignidade, procurando oferecer a melhor assistência e proteção possível aos agentes da lei, familiares e população.
Nossos capelães atendem diversas necessidades dos agentes da lei, instituições governamentais e iniciativas privadas. Eles oferecem apoio em situações de estresse, crises, prevenção ao suicídio e questões relacionadas ao bem-estar profissional e familiar. Também atuam em cenários delicados, como negociações de conflitos, tomada de reféns, diplomacia comunitária, sempre com o compromisso pacificador, orientador e encorajador. Esses trabalhos são realizados de forma acolhedora e confidencial, sem julgamentos.
Somos uma equipe composta por profissionais altamente qualificados, incluindo policiais, operadores da lei, magistrados, promotores, advogados, pastores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e outros especialistas. Todos dedicados a fornecer um serviço confidencial, acessível e frequentemente gratuito. Possuem certificações técnicas, especializações, formação superior pós e doutorado. Além disso, todos são juramentados e capacitados pela CAPOLBRAS, garantindo um ambiente qualificado, seguro, privado e acolhedor.
É uma honra sermos pioneiros e referência nacional no apoio aos heróis que atuam na linha de frente da segurança pública e no ordenamento jurídico. Entre em contato conosco para saber mais sobre a implementação do nosso programa em sua unidade ou para se tornar um Capelão de Polícia e Operadores da Lei (CAPOLBRAS).
Rogério Reis
Superintendente Geral
Fundador da CAPOLBRAS
Capelão de Polícia 0125 SCPOLMG
Termos e Condições
O conteúdo do site da CAPOLBRAS, incluindo texto, gráficos, logotipos e imagens, é de propriedade da entidade e
protegido por leis de direitos autorais. A reprodução, modificação, distribuição e duplicação desse conteúdo são proibidas. Ficando previamente aprovado o pagamento de $ 2.000,00 (dois mil reais) por cada conteúdo reproduzido.
Copyright © 2025 Capelães de Polícia e Operadores da Lei do Brasil CAPOLBRAS
Todos os direitos reservados são da IEMC - CNPJ 54.088.376/0001-29.